A estação foi aberta em 1899 como Passa-Três, na fazenda desse nome do Brigadeiro Tobias, acabou tomando o nome do antigo dono, por volta de 1913.
Aparece em algumas fontes como tendo sido inaugurada em 1875, no início das atividades da linha, mas isso não parece correto.
O prédio da estação atual, utilizada como um dos centros de controle de linha e também para eventuais embarques e desembarques no distrito de Brigadeiro Tobias até o início de 1999, está situado ao lado da rodovia Raposo Tavares.
O prédio da antiga estação foi ocupado por moradores sem teto depois de muito tempo abandonado, ele foi desativado em 1926 com a retificação e duplicação da linha está ali até hoje, atualmente servindo de moradia.A estação, que em março de 1998 tinha três ou quatro funcionários da Fepasa trabalhando nela, então bem cuidada, em agosto de 2001 já estava abandonada, pichada, quebrada...
A prefeitura deveria construir novas casas populares nos bairro e reformar a antiga estação, transformando-a num centro cultural para a preservação da memória do bairro.
Fotos de Ralph Mennucci Giesbrecht.
Nenhum comentário:
Postar um comentário